| Até o final do ano o Governo do Estado deve disponibilizar uma UTI aérea para a população mato-grossense.mp3 |
Jurandir Antonio - Da redação
O Governo de Mato Grosso deve economizar 10 milhões de reais ao ano, assim que a aeronave modelo Chayenne II XL entrar em operação.
Esta será a primeira UTI aérea do Governo do Estado, que passa por reparos e adaptações que devem ser concluídos até dezembro deste ano.
Juntamente com outros veículos, a aeronave passou a integrar oficialmente a frota do Ciopaer, Centro Integrado de Operações Aéreas por meio de termos assinados nesta terça-feira.
Com motores turboélice, capacidade para dois tripulantes e seis passageiros e autonomia de seis horas e meia de voo, a Cheyenne II XL já estava sob tutela do Estado e o termo de fiel depositário foi concedido pela Justiça Estadual com aval do Ministério Público do Estado.
O coordenador do Ciopaer, coronel PM Juliano Chiroli, ressaltou que as ações refletem a preocupação em reduzir custos, priorizando a qualidade de serviços prestados à população.
“Tudo isso é fruto do trabalho incessante dos servidores do Ciopaer, do Governo do Estado como um todo e das instituições parceiras”, ressaltou o coronel.
Já o governador Mauro Mendes destacou a importância das parcerias para viabilizar garantir ao Estado o novo serviço de saúde.
“Temos a prova de que quando nos unimos, conseguimos atingir o objetivo principal que é atender à população, que agora terá uma UTI aérea”.
O Ciopaer opera em Mato Grosso há 13 anos. Entre janeiro e agosto deste ano, a unidade participou de 635 operações e recuperou 80 veículos roubados.
Ao todo, foram mil 191 horas de voos em 2019, sendo 672 de helicóptero e 519 de avião, e, apoio a operações da segurança pública e meio ambiente.