Assentamento em Sorriso vai sediar 1º Encontro Técnico Manejo da Cultura da Pitaya

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  CAT Sorriso

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio 

 

Vem aí o 1º Encontro Técnico de Manejo da Cultura da Pitaya.

O evento acontece nesta sexta-feira, 15 de março, no sítio Okada, que fica no lote 221, no Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso.

A realização é da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso, por meio do programa Frutifica, em parceria com a Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, o CAT Sorriso, por meio do projeto Cultivando Vida Sustentável e a Cresol.

A pitaya é uma fruta com baixo teor calórico e rica em antioxidantes e vitamina C.

Seu consumo ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Originária da América Central e México, a pitaya ganhou o paladar dos brasileiros.

Cada vez mais presente nas feiras e bancas de supermercados, a fruta exótica e com alto valor agregado, tem sido uma alternativa rentável para produtores da agricultura familiar.

A pitaya pode ser uma ótima fonte de complementação da renda de uma propriedade pequena ou média, trazendo resultados financeiros satisfatórios.

Por isso, no 1º Encontro Técnico Manejo da Cultura da pitaya, foi convidado o engenheiro agrônomo Welington Procópio, que é coordenador do Campo Experimental de Produção da Empaer, de Tangará da Serra, devido a sua experiência e conhecimento a respeito da cultura da fruta.

Segundo Procópio, a pitaya é uma alternativa para o pequeno produtor, não só para sua alimentação, mas também como fonte de renda.