Assembleia Legislativa derrubou veto do governador e garantiu funcionamento de mercadinhos dentro dos presídios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Por 13 votos a favor e 10 contra a Assembleia Legislativa derrubou o veto do governador Mauro Mendes ao artigo 19 do projeto de lei que permitia a instalação de mercadinhos dentro dos presídios de Mato Grosso.

A votação foi realizada na sessão ordinária desta quarta-feira.

O trecho vetado libera a comercialização de produtos não fornecidos pelo Estado, mas o texto original, proposto pelo Poder Executivo, proibia totalmente esses estabelecimentos em unidades prisionais.

A iniciativa do Governo do Estado pelo fechamento dos “mercadinhos” das unidades prisionais tem causado polêmica em Mato Grosso.

A lei já vem sendo discutida há alguns meses, após o Governo anunciar que tomaria medidas mais duras no combate ao crime organizado.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando Perri, foi um que defendeu a permanência dos mercadinhos nas unidades prisionais.

Por outro lado, o Governo do Estado avisou que vai judicializar a decisão tomada pela Assembleia Legislativa em derrubar o veto e liberar o funcionamento dos mercadinhos nos presídios de Mato Grosso.

O executivo não concorda com as regalias nos presídios, pois os mercadinhos oferecem produtos supérfluos como Nutella, chocolates, bombons, sorvetes, açaí, entre tantos outros.