Assembleia Legislativa derruba veto do governador, e publica Lei autorizando servidor a ter MEI

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Agora é lei em Mato Grosso o projeto de autoria do deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, que autoriza servidores públicos do Estado a terem MEI, microempresas individuais. 

A lei complementar permite aos trabalhadores exercerem atividades complementares com o CNPJ do MEI fora do horário de expediente. 

Serão beneficiados mais de 70 mil servidores públicos do Estado com a lei de Lúdio. 

De acordo com o deputado, a promulgação dessa lei é muito importante para dar oportunidade aos servidores de formalizarem suas atividades extras e, com isso, desenvolverem seus projetos também na iniciativa privada, com recolhimento de impostos e contribuição para a Previdência. 

O parlamentar destacou que houve colaboração inclusive da base do governo de Mato Grosso para que o projeto se tornasse lei. 

O texto havia sido aprovado pelo Parlamento e vetado pelo governador do Estado. Após os deputados, inclusive os governistas, derrubarem o veto, a Assembleia Legislativa promulgou a nova lei. 

O ato foi publicado em 16 de abril pelo presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, do PSB.  

O presidente da Associação dos Servidores do Legislativo Estadual e Municipal de Mato Grosso, Edwardes Quintiliano de Brito, comemorou a aprovação da nova lei. 

Ele destacou que esse projeto vai beneficiar a todos os servidores e pode incentivá-los a empreender em família. 

Brito disse ainda que o MEI abre diversas possibilidades, inclusive para que essas microempresas sejam impulsionadas com financiamento e tenham melhorias ao sair da informalidade, que hoje é a realidade dos servidores que empreendem. 

Além disso, segundo o sindicalista, é bom também para o Estado arrecadar mais e para os servidores que podem ter uma nova renda.