| Assembleia Legislativa aprova projeto que incentiva a educação tecnológica para a terceira idade.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por: Jurandir Antônio – Voz: Michelly Caroline (Estagiária)
A Assembleia Legislativa aprovou, em segunda votação, o projeto de lei que cria política pública de incentivo e educação tecnológica para a terceira idade, denominada "Terceira Digital".
Os principais objetivos da proposta é incentivar a terceira idade a utilizar as novas tecnologias, colaborar na aprendizagem das ferramentas digitais e promover a inserção da terceira idade no mundo virtual.
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, mostra que o número de pessoas com mais de 60 anos que usam a internet aumentou de 68%, em 2018, para 97%, em 2021.
Embora o acesso à rede mundial de computadores esteja mais popularizado nesta faixa etária, o manuseio das ferramentas tecnológicas é um desafio enfrentado diariamente.
Segundo o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Isandir Rezende, destacou uma iniciativa do Sindape, Sindicato Estadual dos Aposentados e Pensionistas, para incentivar a inclusão digital da pessoa idosa, que foi a criação de um aplicativo, onde é possível fazer compras em diversos estabelecimentos com descontos.
Isandir Rezende classificou ainda como uma grande vitória da categoria a aprovação do projeto "Terceira Digital".
Na UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, um projeto de extensão oferece aulas de informática para pessoas idosas. Sob a coordenação do professor doutor Raul Vitor Arantes Monteiro, do departamento de Engenharia Elétrica, o projeto já formou três turmas.
Durante as aulas, os alunos aprendem princípios básicos de hardware, pacote office, Word, Excel, PDF, e navegação segura na internet.