Assembleia Legislativa aprova projeto que cria mais nove cargos de desembargador no TJ

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Voz: Vinícius Antônio

A Assembleia Legislativa aprovou a PEC, Proposta de Emenda Constitucional, que prevê a criação de mais nove cargos de desembargador e toda a estrutura necessária de servidores e assessores pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

 

A PEC foi apresentada pelo presidente da Mesa Diretora, deputado Eduardo Botelho e a decisão agora será submetida à avaliação do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, para entrar em vigor. 

 

Na votação na primeira sessão virtual desta quarta-feira, a proposta teve 18 votos favoráveis, três contra, uma abstenção e dois parlamentares estavam ausentes.

 

Assim, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso passa a ter 39 desembargadores conforme anteprojeto enviado à Assembleia pelo presidente do TJ, Carlos Alberto da Rocha, com o aval do Pleno da corte em fevereiro deste ano. 

 

A justificativa para a ampliação no número de cargos, é a necessidade de composição de três novas Câmaras na segunda instância para atender a demanda de processos que foram ajuizados no tribunal nos últimos anos.

 

Foram criadas as Câmaras de Direito Privado, Criminal e mais uma de Direito Público e Coletivo. 

 

A última alteração no número de membros no Pleno do TJ foi em dezembro de 2004, quando 10 novos desembargadores assumiram o cargo no judiciário mato-grossense.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.