| Assembleia Legislativa aprova investimentos para fortalecer a agricultura familiar nos municípios de MT.mp3 |
Foto da manchete: Marcos Lopes – reprodução ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Assembleia Legislativa aprovou, na semana passada, investimentos para a agricultura familiar nos 141 municípios mato-grossenses.
De autoria do primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Eduardo Botelho, do DEM, defensor do setor, as indicações foram encaminhadas ao Governo do Estado com cópia à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar.
Nossa Senhora do Livramento é uma das cidades que deverá ser contemplada, assim como General Carneiro, Nortelândia, Araguainha, Gaúcha do Norte, Figueirópolis, Feliz Natal, Dom Aquino, Diamantino, Cuiabá, Barão de Melgaço, Arenápolis, Indiavaí, Aripuanã, entre outras.
O deputado também defende a manutenção e fortalecimento da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, para melhorar a produção dos pequenos trabalhadores rurais.
O deputado destaca a importância da orientação técnica desses profissionais aos pequenos trabalhadores rurais para desenvolver o potencial agrícola, garantir a subsistência no campo e, consequentemente, fomentar a economia regional.
Além da orientação técnica, a regularização fundiária é uma das prioridades para dar segurança jurídica aos pequenos produtores rurais que desenvolvem as atividades agropecuárias de base familiar.
No cenário nacional, a agricultura familiar responde por 38% do valor bruto da produção agropecuária, sendo a responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, conforme dados do Pronaf, Programa Nacional para o Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Em Mato Grosso, o setor enfrenta dificuldades para acessar linhas de créditos, pela falta do CAR, Cadastro Ambiental Rural, e licença para venda de produtos, diante do rigor das leis sanitárias.