Arrecadação federal cai 0,02% em outubro; já acumulado do ano tem alta de 1,92%

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Sayonara Moreno

O mês de outubro registrou arrecadação de R$ 135,202 bilhões. O valor equivale a uma leve queda de 0,02% em relação a outubro do ano passado.


No acumulado de janeiro a outubro deste ano, a arrecadação das receitas federais chegou a R$ 1,273 trilhão, se corrigido pela inflação. Essa foi a maior arrecadação nos 10 primeiros meses desde 2014.


O valor deste ano significa uma alta real de 1,92% em relação ao mesmo acumulado do ano passado. Essa alta real equivale à variação sem contar com a inflação.


O balanço da arrecadação das receitas federais de setembro e outubro foi divulgado nesta segunda-feira, no Ministério da Economia, pela Receita Federal. Segundo a instituição, a leve redução desses indicadores pode se explicar com a redução em setores como consumo, produção industrial e importações tributáveis.


Se comparado com o mesmo mês do ano passado, o setor de produção industrial em outubro de 2019 registrou queda de 1,56%, e o valor em dólar das importações, uma baixa de quase 1%. Os mesmos setores apresentaram queda, também, no acumulado de janeiro a outubro.


A arrecadação do Imposto de Renda, no último mês de outubro, teve aumento de 2,21% em relação a outubro de 2018. O aumento foi apontado também na arrecadação do imposto de renda de pessoas físicas, em 21 por cento, entre outubro de 2019 e outubro do ano passado.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.