Aprosoja vê safra de soja de MT 4,45 mi t abaixo da estimativa da Conab

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

O maior produtor de soja, do Brasil deve apresentar redução na atual safra, de acordo cm estimativas da Associação dos produtores de soja e milho de Mato Grosso, Aprosoja-MT divulgou estimativas na última sexta-feira em 35 milhões 750 mil toneladas, uma redução de 400 mil toneladas na comparação com o levantamento de dezembro último, de acordo com pesquisa realizada pela entidade.

Devido as intempéries climáticas, muito calor e pouco chuva, a previsão da Aprosoja-MT significa uma redução de 9 milhões 560 mil toneladas em relação à safra 22/23, quando os sojicultores colheram pouco mais de 45 milhões de toneladas.

O levantamento da entidade contrapõe os números oficiais da Conab, que ainda aponta uma safra recorde no Brasil, em 155 milhões de toneladas.

Já para Mato Grosso a Conab estima uma produção de 40 milhões de toneladas, após realizar um corte de cerca de 3 milhões de toneladas na comparação com a previsão do mês anterior.

De acordo com a pesquisa da Aprosoja-MT, a produtividade média esperada na safra atual é de 50,22 sacas, uma redução de 21,21% na comparação anual.

A região com a menor produtividade média esperada é a leste, com 48,41 sacas, seguida pelo Norte, com 50,24 sacas.

Já a região com a melhor produtividade esperada no Estado é a sul (52,01 sacas por hectare), de acordo com o levantamento.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 11 de janeiro, com a participação de 1.003 propriedades, que cultivam mais de 1 milhão 700 mil hectares, segundo a Aprosoja-MT.