Aprosoja manifesta preocupação com ritmo das chuvas e diz que cenário já indica prejuízos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Laura de Paula Aprosoja-GO

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O plantio de soja em Mato Grosso chegou a 70% dos 12 milhões de hectares previstos para esta safra 2023/2024, após um mês de início da semeadura.

Contudo, esse número é o menor dos últimos cinco anos registrados no Estado, segundo os dados do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.  

O monitoramento aponta que a média dos últimos cinco anos indica o plantio em 71,65% da área.

Já com relação ao ano passado, o recuo é ainda maior, uma vez que, no ano passado, nessa mesma época, 83,45% tinham sido plantados.

De acordo com o Instituto, as regiões nordeste, sudeste e norte são as que têm maior atraso, sendo 48,88%, 51,92% e 66,79%, respectivamente.

A situação, segundo a Aprosoja, Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso, é preocupante porque as chuvas ainda não se regularizaram e com isso tem produtor começando agora o plantio em sua fazenda.

Segundo o vice-coordenador de Defesa Agrícola da Aprosoja, Jorge Diego Giacomelli, o cenário já indica um prejuízo para os produtores.

De acordo com a Aprosoja, as chuvas registradas em alguns municípios permitiram o plantio, mas o cenário geral ainda é preocupante.