Ampa doa ventiladores pulmonares para a UTI Neonatal do Hospital Santa Helena de Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Diminuir o tempo de internação dos recém-nascidos. Esta é a principal vantagem dos novos ventiladores pulmonares que a UTI Neonatal do Hospital Beneficente Santa Helena, em Cuiabá, acaba de receber e que já estão em funcionamento.

Ao todo, foram seis ventiladores pulmonares adquiridos com recursos do Programa Qualineo, do Ministério da Saúde e da Ampa, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão.  

Pelo Qualineo, que é uma estratégia para reduzir a taxa de mortalidade neonatal e qualificar a atenção aos recém-nascidos, o hospital recebeu R$ 330 mil.

Já a Ampa doou R$ 180 mil, que era o recurso complementar necessário para a compra dos equipamentos.

Os novos ventiladores, que substituíram os que estavam com mais de 15 anos de uso, servem como suporte respiratório completo ou parcial dos bebês que nascem prematuros ou que necessitam de cuidados especiais. Por serem mais eficientes, o tempo de internação pode diminuir pela metade.

“A tecnologia desses novos equipamentos traz dados mais precisos e tem tipos diferentes de ventilação”, explicou a coordenadora de fisioterapia Nagilla Freitas.

A Associação dos Produtores de Algodão já doou mais de oito milhões de reais em aparelhos e equipamentos de proteção individual para prevenção e tratamento da covid-19.

“A Ampa tem como uma das suas funções sociais o bem-estar da população. Poder ajudar os bebês e as mamães, ainda mais nesse momento tão delicado da pandemia, é de grande satisfação para todos os associados”, afirmou o presidente da associação, Paulo Aguiar.

O hospital, que é uma entidade filantrópica, atende cerca de 30 recém-nascidos na UTI neonatal e realiza uma média de 700 partos por mês.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.