AMM faz levantamento para levar energia elétrica para comunidades indígenas da região norte Araguaia

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Da redação

A Associação Mato-grossense dos Municípios está trabalhando para garantir a execução de obras de eletrificação nas comunidades indígenas do estado.

Com o apoio da Funai, Fundação Nacional do Índio, a AMM percorreu vários municípios da região Norte Araguaia para verificar de perto as necessidades dos indígenas e de pequenos trabalhadores rurais.

Onze aldeias foram visitadas por indicação dos prefeitos associados a entidade, com o objetivo de agilizar o atendimento dessas localidades no programa federal Luz Para Todos.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, que ocupa uma cadeira no comitê gestor estadual do programa, ressaltou que as comunidades indígenas, juntamente com as comunidades quilombolas, ribeirinhos e pequenos agricultores que vivem em regiões isoladas compõem o grupo de atendimento prioritário.

“O acesso a rede elétrica é fundamental para garantir a cidadania desses povos. Nessas regiões, a qualidade dos serviços de saúde e educação acaba sendo comprometida pela carência de infraestrutura energética”, alertou Fraga.

A comitiva esteve em Canarana, Ribeirão Cascalheira, Alto da Boa Vista, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Vila Rica, São Félix do Araguaia e o distrito de Santo Antônio do Fontoura.

A AMM solicitou à Energisa que sejam elaborados projetos para levar energia elétrica as comunidades isoladas.  A concessionária se comprometeu a agilizar os trabalhos e em seguida iniciar as obras.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.