Amazônia tem 13 das 30 cidades mais violentas do Brasil. Duas em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Alan Assis Silveira | Sema-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A Amazônia tem 13 das 30 cidades mais violentas do país. É o que aponta um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em casos registrados entre 2019 e 2021.

O estudo elaborou uma relação usando como referência o índice de mortes a cada 100 mil habitantes.

Neste ano, a novidade foi a inclusão de municípios pequenos, com um cálculo proporcional relacionando a quantidade de moradores e as mortes violentas intencionais, incluindo homicídio doloso, latrocínio, que é o roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e assassinatos em ações da polícia.

Segundo o Fórum, a presença de 13 cidades da Amazônia demonstra que o cenário de violência em áreas fronteiriças e perto de comunidades indígenas já fazia parte dessas regiões muito antes dos assassinatos do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira.

O levantamento considerou um recorte de três anos, entre 2019 e 2021, para evitar distorções.

O presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, relaciona os crimes na Amazônia à omissão do Estado somada à presença de facções criminosas, que transportam armas e drogas para o país.

Segundo ele, o crime organizado tem exercido um papel de 'síndico da Amazônia', controlando a economia do crime. Isso envolve o garimpo, a pesca ilegal, o combustível clandestino e até a prostituição.

A cidade mato-grossense de Aripuanã, que tem pouco mais de 23 mil habitantes, aparece em 10º lugar no ranking das cidades mais violentas do país.

Outro município de Mato Grosso entre os mais violentos, é Gloria do Oeste, que tem cerca de três mil habitantes, e ocupa a posição 19 na lista.

Lima disse ainda que o fenômeno da violência está se interiorizando para municípios com menos de 100 mil habitantes. E a Amazônia é a síntese desse quadro de violência extrema no Brasil.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.