AL aprova projeto que prevê a distribuição de absorventes em escolas e postos de saúde

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Fablicio Rodrigues - Reprodução ALMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

 

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram em segunda votação na última semana, o projeto de lei de autoria dos deputados Sílvio Fávero, que morreu em março, vítima da Covid-19, e Janaína Riva, do MDB, que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para meninas de baixa renda nas escolas públicas de Mato Grosso e nos postos de saúde, para combater a chamada ‘pobreza menstrual’.

 

“A pobreza menstrual, que antes era tida como um tabu, veio à tona nacionalmente e hoje virou pauta em Mato Grosso. Ninguém fala disso, mas muitas meninas deixam de ir à escola no período menstrual por vergonha de não terem o absorvente íntimo. Algumas contraem infecções vaginais pelo uso de outras coisas no lugar do absorvente como papel higiênico, panos, dentre outras coisas”, explica a deputada.

 

De acordo com a parlamentar, quando sancionado, o projeto de lei deve diminuir as faltas às aulas das alunas em período menstrual e, por decorrência, evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar.

 

“Esse projeto de lei é de um cunho social sem igual. Tenho certeza que o governador Mauro Mendes não terá dificuldade de implantar, uma vez que o custo é mínimo, perto dos gastos que a Saúde que vai poupar, além da evasão escolar reduzida. Uma opção é que esses absorventes sejam produzidos até mesmo pelos reenducandos no sistema penitenciário”, ressaltou Janaina Riva.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.