06 Agricultura familiar de Mato Grosso recebeu investimentos para fortalecer as principais cadeias produtivas.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Os investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso na agricultura familiar em 2023 passaram de 246 milhões de reais para fortalecer as cadeias produtivas dos municípios e melhorar a renda e a qualidade de vida de quem mora no campo.
O montante aplicado neste ano superou o de 2022 em 63%.
No ano passado, foram aplicados quase 151 milhões de reais no segmento.
A maioria desses investimentos foi em equipamentos e veículos, incluindo máquinas agrícolas.
Foram 150 veículos destinados a agricultores familiares do estado, entre caminhonetes Hilux e L200 e picapes Strada, além de 53 tratores e 24 patrulhas mecanizadas.
As entregas fazem parte do Programa MT Produtivo Patrulhas Mecanizadas para a mecanização das atividades de preparo de solo e cultivo, visando aumentar a produtividade das culturas e a oferta de alimentos de qualidade.
Também foram destinados aos municípios, consórcios e associações caminhões, escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes, grades aradoras, plantadeiras, roçadeiras hidráulicas, e farinheiras móveis.
Entre os principais segmentos apoiados estão a produção de leite, com a entrega de novilhas e prenhezes, através da transferência de embriões, para promover o melhoramento genético do rebanho leiteiro.
Em 2023, foram destinadas 294 novilhas prenhes da raça girolando meio sangue e duas mil 261 prenhezes, resultado da transferência de embriões, para 59 municípios, que aderiram ao programa.
Para a correção do solo, a Secretaria de Agricultura Familiar entregou 35 mil 335, 46 toneladas de calcário a produtores familiares de 52 municípios mato-grossenses, em 2023.
Os recursos do MT Produtivo também apoiaram a apicultura, com a entrega de mil 125 caixas de abelhas para 23 comunidades em 20 municípios mato-grossenses.