Agricultura familiar de Mato Grosso recebeu investimentos para fortalecer as principais cadeias produtivas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web 

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Os investimentos realizados pelo Governo de Mato Grosso na agricultura familiar em 2023 passaram de 246 milhões de reais para fortalecer as cadeias produtivas dos municípios e melhorar a renda e a qualidade de vida de quem mora no campo.

O montante aplicado neste ano superou o de 2022 em 63%.

No ano passado, foram aplicados quase 151 milhões de reais no segmento.

A maioria desses investimentos foi em equipamentos e veículos, incluindo máquinas agrícolas.

Foram 150 veículos destinados a agricultores familiares do estado, entre caminhonetes Hilux e L200 e picapes Strada, além de 53 tratores e 24 patrulhas mecanizadas.

As entregas fazem parte do Programa MT Produtivo Patrulhas Mecanizadas para a mecanização das atividades de preparo de solo e cultivo, visando aumentar a produtividade das culturas e a oferta de alimentos de qualidade.

Também foram destinados aos municípios, consórcios e associações caminhões, escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes, grades aradoras, plantadeiras, roçadeiras hidráulicas, e farinheiras móveis.

Entre os principais segmentos apoiados estão a produção de leite, com a entrega de novilhas e prenhezes, através da transferência de embriões, para promover o melhoramento genético do rebanho leiteiro.

Em 2023, foram destinadas 294 novilhas prenhes da raça girolando meio sangue e duas mil 261 prenhezes, resultado da transferência de embriões, para 59 municípios, que aderiram ao programa.

Para a correção do solo, a Secretaria de Agricultura Familiar entregou 35 mil 33546 toneladas de calcário a produtores familiares de 52 municípios mato-grossenses, em 2023.

Os recursos do MT Produtivo também apoiaram a apicultura, com a entrega de mil 125 caixas de abelhas para 23 comunidades em 20 municípios mato-grossenses.