Agosto Dourado reforça a importância do aleitamento materno para a saúde da criança

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Instituído no Brasil por uma lei de 2017, agosto é o Mês do Aleitamento Materno, quando são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação.

O mês é conhecido como agosto Dourado, já que esta cor destaca o padrão ouro de qualidade do leite materno.

Segundo a pediatra Eucilene Barros, são inúmeros os benefícios da amamentação para mães e bebês.

Ela destacou que o leite que a mãe produz é o alimento que tem todos os nutrientes específicos para cada necessidade do filho, ao mesmo tempo que estimula o desenvolvimento do sistema imunológico dos pequenos.

O leite materno evita doenças, porque contém imunoglobulina A, proteína que age na proteção das mucosas do sistema respiratório do bebê, evitando a progressão de infecções.

A pediatra disse ainda que a amamentação prolongada acima de seis meses, pode trazer ainda mais benefícios.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida reduz em até 63% as internações hospitalares por doenças respiratórias, como pneumonia, bronquiolite e gripes.

O aleitamento materno protege do risco de morte principalmente nos primeiros cinco anos de vida, período em que o risco costuma ser maior, independentemente de a criança ter comorbidades, ou não.

A pediatra explicou ainda que não há impedimentos para a amamentação em uma mulher que tem prótese de silicone ou que precisou fazer uma cirurgia de redução mamária.