04 Acrimat alerta pecuaristas de Mato Grosso para os riscos de estimativa e incêndios.mp3 |
Foto da manchete: Acrimat
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Com a aproximação da estimativa em Mato Grosso, a Acrimat, Associação dos Criadores, reforçou, nesta semana, a importância do planejamento estratégico por parte dos pecuaristas para diminuir os impactos da seca.
A entidade destaca que o período de estiagem impõe desafios à produtividade das fazendas, exigindo medidas antecipadas em relação à água, alimentação, manejo e prevenção de incêndios.
Um dos principais pontos de atenção, segundo a Acrimat, é o abastecimento de água.
Com a queda no nível de rios e reservatórios, o acesso à água potável para o gado fica crítico.
A associação recomenda a revisão de bebedouros, manutenção de caixas d'água e, se necessário, a instalação de sistemas alternativos de coleta e armazenamento.
Outro aspecto considerado essencial é a alimentação do rebanho.
Com a redução da qualidade das pastagens durante a seca, a Acrimat orienta os produtores a formar reservas de alimentos conservados, como silagem, feno e capim, além de estimularem a suplementação protéica e mineral.
O manejo adequado das pastagens também é apontado como estratégia para preservar o solo.
A Acrimat também chama atenção para o aumento do risco de incêndios no período seco.
A orientação é que os produtores criem aceiros ao redor das propriedades, mantenham equipamentos de contenção em condições adequadas e promovam treinamentos com suas equipes.
A entidade defende ainda que vizinhos organizem sistemas de alerta e resposta conjunta, para agir rapidamente em caso de focos de fogo.