Acidentes com energia elétrica mataram nove pessoas em Mato Grosso no ano passado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Dados da Energisa Mato Grosso mostram que em 2020, 15 acidentes aconteceram por causa de contato da população com a energia elétrica. Desses, nove foram fatais.

 

Os números preocupam a concessionária, que tem atuado com ações preventivas para evitar que esse cenário se repita em 2021.

 

Para isso é muito importante que todos conheçam os cuidados necessários ao estar perto de uma rede energizada.


Entre as principais causas de acidentes com energia elétrica registrados no Estado estão: contato de maquinário agrícola na rede de distribuição de energia elétrica, caçambas de caminhão que são levantadas sem que o motorista observe se há rede nas proximidades, e serviços de obras e manutenção civil realizados muito próximos à rede de distribuição sem o cuidado necessário.


Victor Hugo de Amorim Oliveira, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Mato Grosso, explica que todo o cuidado é pouco quando falamos de energia elétrica.

 

Como não é possível ver onde a energia passa, algumas pessoas esquecem o perigo que é trabalhar perto da rede sem os equipamentos de proteção necessários ou sem seguir as regras de segurança existentes.


“Quando estamos próximos à rede elétrica temos que seguir todas as regras de segurança para evitar choques elétricos. A Energisa tem feito orientações em visitas a obras, escolas, em blitzes de segurança, nas redes sociais da empresa, em campanhas ou pela imprensa para levar o máximo de informação à população”, explicou Victor Hugo.


Segundo o coordenador, muitas vezes é o excesso de confiança que leva algumas pessoas a tentarem intervenções na rede elétrica ou próximo a ela sem os cuidados necessários. Soltar pipas perto da rede elétrica, ajeitar a antena de casa ou até mesmo uma pintura na fachada do comércio sem o devido cuidado pode ser fatal.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.