| Abertura de propostas para a construção da primeira ferrovia estadual acontece nesta sexta-feira.mp3 |
Foto da manchete: Tchélo Figueiredo Z Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso, por meio da Sinfra, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, realiza, nesta sexta-feira, pela manhã, no auditório da Secretaria de Estado de Educação, a sessão de abertura de propostas de empresas interessadas em obter autorização do Estado para implantação da primeira ferrovia estadual.
Durante a sessão, a comissão responsável pela Chamada Pública vai anunciar o nome das interessadas e abrir os envelopes com propostas e documentos de habilitação que foram protocolados.
O projeto prevê a extensão da ferrovia com a implantação de 730 quilômetros de trilhos, que vão interligar Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, passando por Cuiabá.
O investimento estimado, que deverá ser realizado pela iniciativa privada, é de 12 bilhões de reais, enquanto o prazo para a implantação, operação e exploração da ferrovia é de 45 anos.
Graças a pressão da bancada de Mato Grosso no Senado, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou um convênio, delegando a competência da obra ao Governo de Mato Grosso.
Para o senador Carlos Fávaro, do PSD mato-grossense, a iniciativa do ministro traz segurança jurídica para a construção da ferrovia.
A sessão de abertura de propostas será transmitida pelo YouTube da Sinfra, além das redes sociais do Governo de Mato Grosso.
A previsão é de que o resultado final da Chamada Pública seja divulgado em até 15 dias.
Além da expansão da Ferronorte, tocada pelo Governo do Estado, Mato Grosso deverá contar com outras duas ferrovias, a Fico, Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que chega ao Estado por Água Boa, e a Ferrogrão, ligando Sinop ao Porto de Miritituba, no Pará.