29 de maio. TSE dá última chance para eleitor não ter o título cancelado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, informou nesta terça-feira que deve cancelar mais de cinco milhões e 300 mil títulos eleitorais de pessoas que não votaram nas três últimas eleições e não justificaram a ausência nem quitaram as multas correspondentes.

Em Mato Grosso são quase 109 mil pessoas correndo o risco de perder o direito do voto com o cancelamento do título eleitoral.

O prazo oficial para a regularização terminou na última segunda-feira, mas ainda há uma última oportunidade.

Segundo o TSE, eleitores nessa situação podem evitar o cancelamento comparecendo a um cartório eleitoral ou acessando o autoatendimento na internet e fazendo um requerimento até 29 de maio.

A decisão caberá ao juízo eleitoral, que analisará a documentação apresentada antes de confirmar ou suspender o cancelamento.

A Justiça Eleitoral alerta que “quem não tiver quitado seus débitos deverá fazê-lo, mas a quitação não impedirá o cancelamento”. Ou seja, além do pagamento, é preciso solicitar a regularização do título.

O cancelamento não será comunicado individualmente, e o eleitor deve consultar sua situação diretamente no site do TSE.

A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado nenhuma providência ficará com o título cancelado e estará impedido de votar ou ser votado.