Wilson Santos quer a isenção de IPVA para veículos abastecidos com gás natural

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Da redação

O deputado estadual Wilson Santos, do PSDB, apresentou, na Assembleia Legislativa um projeto de lei para que os veículos de Mato Grosso abastecidos com gás natural sejam isentos da cobrança do IPVA, Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores.

Como justificativa, o parlamentar alega que o abastecimento dos veículos com gás natural contribui com o meio ambiente, e por isso, merecem a isenção de tributos. 

“Propomos a isenção de IPVA para veículos movidos a GNV que será compensada com o aumento de receita proveniente de maior utilização da fonte de energia”, argumentou o tucano.

Nesse sentido, a isenção seria uma forma de estimular a aquisição de veículos desta natureza, ao mesmo tempo em que visa contribuir com a preservação do meio ambiente, uma vez que, se trata de combustível com baixa emissão de poluentes comparado ao álcool e gasolina.

 “Para o meio ambiente, o GNV reduz em 15% a emissão de dióxido de carbono, quando comparado ao etanol, e em 20%, quando comparado à gasolina. Sua distribuição se realiza por gasodutos, sem a utilização de caminhões de combustível. Por apresentar grande economia, é considerado um combustível popular, em especial a profissionais que utilizam veículo como ferramenta de trabalho”, explicou Santos.

No dia 25 deste mês, o Governo do Estado assinou contrato estatal boliviana de combustíveis que assegura o fornecimento firme de gás natural da Bolívia para Mato Grosso.

A formalização garante a entrega de um milhão e meio de metros cúbicos de gás natural por mês a partir de primeiro de outubro.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.