Vírus mais agressivo da dengue preocupa saúde pública de Mato Grosso.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
O Governo de Mato Grosso emitiu alerta para todos os municípios do estado para a identificação do vírus DEVN-2, um tipo de dengue que evolui muito rápido e pode matar.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o vírus já circulou no estado em 2011, quando houve o bloqueio epidemiológico que evitou uma epidemia.
Porém, de acordo com a área técnica, existe um risco de reinfecção e do surgimento de casos mais graves, especialmente em crianças.
“Orientamos aos profissionais de saúde dos municípios que notifiquem todos os casos suspeitos das arboviroses dengue, chikungunya e zika, considerando o cenário epidemiológico dessas doenças”, recomendou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Alessandra Moraes.
A Vigilância Epidemiológica, pediu aos profissionais da saúde que redobrem a atenção e fiquem atentos aos sintomas da doença.
O alerta da Secretaria de Saúde ressalta ainda que a notificação de doenças e agravos de saúde pública, além de ser uma obrigação legal do profissional de saúde, tem como objetivo sinalizar a ocorrência da doença e desencadear ações de proteção à saúde da população.