VIOLÊNCIA. Mato Grosso é o campeão nacional de feminicídios pelo segundo ano seguido

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Mato Grosso continua liderando o ranking nacional de feminicídio, com a maior taxa de assassinatos de mulheres pelo segundo ano seguido.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estado registrou uma taxa de 2,5 execuções a cada 100 mil mulheres em 2024, um aumento de 0,5% em relação ao ano anterior.

Mato Grosso registrou 100 assassinatos de mulheres em 2024, sendo 47 feminicídios, colocando o estado na triste estatística de mais inseguro para o sexo feminino.

Os dados tendem a se repetir em 2025, já que apenas no primeiro semestre deste ano, foram registrados 28 feminicídios, um aumento de 31,57% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Além de Mato Grosso, outros 10 estados brasileiros também apresentaram crescimento nos casos de assassinatos de mulheres por motivação de gênero.

Os dados mostram ainda que 83% dos feminicídio em 2024 ocorreram dentro de casa, sendo que 41 das 47 vítimas eram mães. Nove delas foram mortas na frente dos filhos.

No total, o país teve um aumento de 0,7% nas ocorrências de feminicídio, passando de mil 475 casos em 2023 para mil 492 em 2024.