Vereadores realizam manifestação pela prorrogação de mandatos em Cuiabá.mp3 |
Da redação - Sapicuá Rádio News
Na quinta-feira, dia 30, Cuiabá deve receber mais de mil e 400 vereadores de todo Estado em um ato público a favor da PEC, Proposta de Emenda à Constituição, que unifica as eleições no país, apresentada pelo deputado federal Rogério Peninha Mendonça, do MDB de Santa Catarina.
A proposta já teve o parecer favorável do relator, o deputado mato-grossense, Valtenir Pereira, também do MDB.
O presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso, vereador Edclay Coelho, do PSB, acredita que a unificação trará economia para o país.
“Defendemos a unificação dos mandatos por uma questão de economicidade. O custo de uma eleição é muito alto, e o Brasil passa por um momento econômico complicado, temos um cenário de calamidade nos municípios”, salientou Coelho.
De acordo com o autor da PEC deputado Peninha, as eleições do ano passado custaram cerca de 900 milhões de reais, com esse dinheiro seria possível construir 400 creches, comprar três mil e 500 ambulâncias com UTI móvel ou ainda pagar o salário de 15 mil policiais por ano.
O ato público em Cuiabá contará com a presença do relator da Proposta, deputado federal Valtenir Pereira e diversas lideranças políticas nacional e estaduais como o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Neurilan Fraga; o presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti; bancada de deputados federais, senadores e deputados estaduais.