| Profissionais da saúde, pacientes, familiares e populares vão realizar um abraço simbólico em frente ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, às sete horas da manhã deste sábado..mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Câmara Cuiabá
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
Profissionais da saúde, pacientes, familiares e populares vão realizar um abraço simbólico em frente ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, às sete horas da manhã deste sábado.
A mobilização é um ato pacífico contra o anúncio do fechamento da unidade de saúde feito pelo Governo do Estado.
O anúncio de desativação da Santa Casa surgiu devido à finalização das obras do Hospital Central, com o governo estadual cogitando transferir os atendimentos e encerrar as atividades do hospital.
A medida, no entanto, gerou forte reação popular, especialmente entre os usuários que dependem dos serviços oferecidos pela Santa Casa, referência em atendimentos de média e alta complexidade pelo SUS.
A mobilização é promovida pelo vereador por Cuiabá, Alex Rodrigues, do PV, que visitou a unidade e conversou com pacientes e familiares.
Os relatos foram de sofrimento, incerteza e preocupação. Muitos fazem tratamento contínuo de hemodiálise, oncologia, neurologia e pediatria e não têm alternativas próximas para continuidade dos cuidados.
Sem a Santa Casa, teriam que buscar atendimento fora da cidade, enfrentando custos e barreiras que podem comprometer até a própria vida.
O vereador lembrou que a Santa Casa não é só um prédio, é um hospital que salva vidas todos os dias.
Na opinião de Rodrigues, fechar a Santa Casa é fechar as portas para quem mais precisa.
A Santa Casa é referência em média e alta complexidade pelo SUS, Sistema Único de Saúde, desde 2019.