Vereador apresenta projeto que prevê o combate ao racismo nos estádios de Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Secom/MT

Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O aumento dos casos de discriminação racial no futebol brasileiro e a impunidade nesse tipo de crimes, motivaram o vereador por Cuiabá, Doutor Luiz Fernando, do Republicanos, a apresentar o projeto de lei “Vini Jr” que visa o combate ao racismo nos estádios da capital mato-grossense.

A história de discriminação contra o atacante brasileiro do Real Madrid, ganhou destaque na mídia e por isso o parlamentar disse que resolveu dar o nome do jogador ao projeto. 

O vereador lembrou que os inúmeros episódios de discriminação contra jogadores são inadmissíveis, e é preciso dar um basta a essa prática.

Luiz Fernando ressaltou que as pessoas precisam ter respeito, e entender que os estádios têm que ser espaços acolhedores, destinados a unir culturas e povos, sem distinção de credo, raça ou origem.

De acordo com o projeto, durante as atividades esportivas realizadas nos estádios da Capital, deverão ser divulgadas campanhas educativas de combate ao racismo.

As orientações deverão ser transmitidas antes de começar as partidas e também nos intervalos das mesmas, por meio de veículos de comunicação de grande alcance, tais como telões, alto falantes, murais, telas, panfletos, outdoors e outros. 

Pelo projeto, todo cidadão poderá fazer denúncias às autoridades presentes nos estádios. 

São consideradas autoridades públicas: policiais militares, bombeiros, guardas ou qualquer funcionário da segurança do estádio.