| Várzea Grande vai contratar mais 270 funcionários temporários para trabalhar no Censo 2020.mp3 |
Jurandir Antônio - Voz: Vinícius Antônio
O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, vai contratar 272 funcionários temporários para realizar o Censo Demográfico em Várzea Grande neste ano.
São três vagas para Agente Censitário Municipal e 30 chances para Agente Censitário Supervisor. Essas duas funções estão no mesmo processo seletivo, que exige escolaridade de nível médio.
Os melhores colocados vão ocupar a vaga de Agente Censitário Municipal, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2020 na cidade.
Já os demais agentes censitários supervisionam as equipes de recenseadores.
Os salários para estas duas funções são de dois mil e 100 reais para o Agente Censitário Municipal e mil e 700 reais para Agente Censitário Supervisor.
Os contratos dos dois cargos terão duração prevista de cinco meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade de recursos.
O IBGE vai contratar ainda 239 recenseadores em Várzea Grande. A exigência é de nível médio.
Estes serão os profissionais que vão visitar todos as casas, entrevistando os moradores. Eles vão ganhar por produtividade, de acordo com o número de residências visitadas. Os contratos terão duração prevista de três meses.
Os profissionais contratados temporariamente pelo IBGE também terão direito a férias e 13º salários proporcionais, de acordo com a legislação em vigor.
A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de 35 reais e 80 centavos, e para Recenseador, de 23 reais e 61 centavos.
As provas para Agente Censitário Municipal e para Agente Censitário Supervisor serão no próximo dia 17 de maio. Já as provas para a função de Recenseador acontecem no dia 24 de maio.
Em todo Mato Grosso, são três mil e 549 vagas abertas nos dois processos seletivos do IBGE, sendo três mil e 37 vagas para recenseadores.