“Vai ter dentro da cela, só aquilo que a lei permite”, diz Mauro Mendes ao defender a operação limpeza na Penitenciária Central do Estado.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O governador Mauro Mendes defendeu a operação padrão que está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Segurança dentro da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, com o objetivo de retirar do local os objetos e produtos que não poderiam estar nas celas, entre eles, ventiladores, celulares, freezer, micro-ondas e fogão.
“Tinha de tudo dentro da penitenciaria e isso há muitos e muitos anos”, criticou o governador.
“Então, o que a equipe da secretaria está fazendo é retomar o controle absoluto das nossas penitenciárias”, enfatizou Mendes.
Mauro comentou a operação limpeza no presídio da capital ao participar da entrega da reforma do Complexo Pomeri, que abriga menores infratores.
Na oportunidade, o governador afirmou ainda que a ação da Segurança Pública é fundamental para que as unidades prisionais sejam um “local de ressocialização e de punição”.
“Vai ter dentro da cela, e essa é a orientação da secretaria, aquilo que a lei permite”, afirmou Mendes.
De acordo com o Secretário Estadual de Segurança Pública,Alexandre Bustamante, o objetivo da operação realizada dentro da Penitenciária Central do Estado, é realizar a limpeza e reforma da unidade, como mudanças nas celas, pinturas e retirar produtos que estão em desconformidade com o Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário.
Sonora – Alexandre Bustamante
O secretário também ressaltou que as visitas aos reeducandos estão suspensas, assim como o atendimento de advogados e defensores públicos.
Sonora - Alexandre Bustamante
Além da reforma, a operação padrão visa fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos, ou ordenados de dentro do presídio.