| Vacinação contra o Sarampo começa terça-feira, em Cuiabá.mp3 |
Vinícius Antônio - Da redação
Erradicado no Brasil desde 2016, o Sarampo voltou a ser notificado no país por falta de vacinação.
Na próxima terça-feira, a capital do Estado, Cuiabá, inicia a vacinação contra a doença, aderindo a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.
A campanha vai até o dia 30 de novembro e terá duas etapas, a primeira, contemplando crianças de seis meses a menores de cinco anos e a segunda, adultos com idades entre 20 e 29 anos.
A primeira etapa tem início nesta terça-feira, oito de outubro, e prossegue até o dia 25 deste mês. A vacina nesta etapa, destinada as crianças de seis meses a menores de cinco anos, será a Tríplice Viral, que além do Sarampo, protege contra a Caxumba e a Rubéola.
Já do dia 20 a 29 de novembro, será a vez dos adultos de 20 a 29 anos serem atendidos.
Em toda a cidade estarão funcionando 67 salas de vacinas, incluindo três na área rural, no Distrito da Guia, Aguaçu e Rio dos Peixes, que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco. O horário de atendimento em todas elas será das oito horas da manhã às 11 horas e, no período vespertino, de uma hora da tarde até quatro e meia.
Para orientar a campanha e sanar dúvidas sobre a doença que até então estava erradicada no país, a Secretaria de Saúde capacitou durante toda a semana passada, no auditório da Vigilância Sanitária, equipes que vão estar envolvidas na intensificação da vacinação em todas as regionais cuiabanas, inclusive rural.
A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença, diminuindo em 75% o número de mortes.