04 Unidade da Embrapa em Livramento vai alavancar agricultura familiar na Baixada Cuiabana, comemora Botelho.mp3 |
Foto da manchete: Vanderson Ferraz
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A chegada de novas tecnologias promete revolucionar a produção agrícola na Baixada Cuiabana.
A afirmação foi feita pelo deputado estadual Eduardo Botelho, do União Brasil, durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da Baixada Cuiabana, no último sábado, em Nossa Senhora do Livramento.
A agricultura familiar, segundo Botelho, vem sendo negligenciada ao longo dos anos, o que impacta diretamente na produção de alimentos e na inflação, pesando no bolso das famílias.
Na opinião do parlamentar, a chegada da unidade da Embrapa é um avanço para o fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso.
Botelho lembrou que Mato Grosso é referência mundial no agronegócio, precisa resgatar e fortalecer a produção dos pequenos agricultores, a base do desenvolvimento do Estado.
O deputado ressaltou a importância do investimento de R$ 53 milhões na estrutura da Unidade da Embrapa da Baixada Cuiabana, que vai oferecer formação técnica para piscicultura e suporte para outras áreas, como fruticultura, mandiocultura e horticultura.
Porém, o deputado fez um alerta. Segundo ele é preciso ir além, pois um dos principais entraves para os pequenos produtores é a regularização fundiária.
O parlamentar lembrou que sem escritura, eles não conseguem crédito, não acessam financiamentos e não conseguem investir na produção.
Botelho, que é defensor da agricultura familiar na Assembleia Legislativa, disse ainda que é preciso garantir segurança jurídica e oportunidades reais para quem quer produzir.