| 09 PIB da agropecuária avança 11,7% e contribui para fortalecimento da economia em 2025.mp3 |
LOC.: O Produto Interno Bruto da agropecuária brasileira cresceu ONZE VÍRGULA SETE POR CENTO em 2025, na comparação com o ano anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 3, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
Em valores correntes, o setor movimentou SETECENTOS E SETENTA E CINCO BILHÕES E TREZENTOS MILHÕES DE REAIS, o que representa cerca de SEIS vírgula UM POR CENTO de toda a riqueza produzida no país. No mesmo período, o PIB brasileiro como um todo avançou DOIS VÍRGULA TRÊS POR CENTO, somando DOZE TRILHÕES E SETECENTOS BILHÕES DE REAIS.
De acordo com o IBGE, o desempenho da agropecuária foi puxado principalmente pelo aumento da produção e da produtividade agrícola. A colheita de milho teve alta expressiva de VINTE E TRÊS VÍRGULA SEIS POR CENTO, enquanto a produção de soja cresceu QUATORZE VÍRGULA SEIS POR CENTO. A pecuária também contribuiu de forma positiva para o resultado.
Na comparação entre o quarto trimestre de 2025 e o mesmo período de 2024, a economia brasileira registrou crescimento de UM VÍRGULA OITO POR CENTO. Já a agropecuária avançou DOZE VÍRGULA UM POR CENTO nesse intervalo, impulsionada pelo bom desempenho da pecuária e de culturas como fumo, laranja e trigo.
Para o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o resultado confirma a importância estratégica do setor para o país. Segundo ele, mesmo diante de desafios como preços internacionais pressionados e endividamento em alguns segmentos, a agropecuária tem demonstrado resiliência e forte capacidade produtiva.
Os números reforçam o papel do agronegócio como um dos principais motores do crescimento econômico brasileiro e da geração de renda no país.
Reportagem, Marquezan Araújo