Unicef elogia atuação do TCE/MT na educação da primeira infância e construção de creches

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

A atuação do TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, por meio da Comissão Permanente de Educação e Cultura, na busca ativa escolar foi destaque durante a entrega do Selo do Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância.

A instituição, que integra o primeiro Comitê Estadual do Selo Unicef, foi parabenizada pelo empenho na destinação de recursos para a construção de creches no estado.

Na solenidade, realizada na sede da AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, na última semana, 11 municípios foram certificados como reconhecimento pelos avanços nas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, entre os anos de 2021 e 2024.

Na ocasião, o presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura, conselheiro Antonio Joaquim, destacou a importância do Selo Unicef na promoção dos direitos do público infanto-juvenil do estado.

Antonio Joaquim lembrou que as 11 certificações entregues pelo Unicef devem servir de motivação para os demais municípios de Mato Grosso para que, na próxima edição, aconteça uma ampliação no número de gestores premiados. “Estamos falando de vidas preciosas, formação de caráter e conhecimento.

O conselheiro afirmou ainda que a luta por melhores políticas públicas voltadas às nossas crianças tem que ser feita em formato de mutirão entre todos os gestores. Seja em nível municipal, estadual ou federal, todos têm o dever de estar comprometidos com essa política.

Arenápolis recebeu pela terceira vez o Selo Unicef, o que é motivo de felicidade para o prefeito do município, Ederson Figueiredo.

Segundo ele, a certificação motiva ainda mais as equipes gestoras da cidade a continuar desenvolvendo um trabalho de excelência junto às crianças e adolescentes.

Em Mato Grosso, 78 municípios aceitaram o convite para participar da certificação. Atualmente, 58 continuam comprometidos com a iniciativa.

Na solenidade, foram premiados os municípios de Arenápolis, Barra do Garças, Cuiabá, Nova Xavantina, Paranaíta, Planalto da Serra, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Tangará da Serra e Tapurah.