| 07 OPERAÇÃO. Fios irregulares retirados em Mato Grosso ultrapassam a marca de 100 toneladas.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Energisa MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
Mais de 102 toneladas de cabos de telecomunicações irregulares ou em desuso foram retiradas dos postes de Mato Grosso em 2026.
O balanço da Operação Telefone Sem Fio, da Energisa, contabiliza ainda mil e 150 quilômetros de fiação.
O trabalho já alcançou 57 mil 823 postes em diferentes municípios de todas as regiões do estado, com 117 mutirões de regularização e 12 operações conjuntas com o poder público.
Durante as fiscalizações, foram emitidas 780 notificações às operadoras de telecomunicações para corrigir instalações fora dos padrões das normas de ocupação da rede.
A capital Cuiabá concentra o maior volume recolhido: com mais de 41 toneladas.
Somadas às retiradas em Várzea Grande e Chapada dos Guimarães, as ações na região metropolitana chegam a quase 45 toneladas.
No interior, Rondonópolis registra mais de 18 toneladas, seguida por Barra do Garças, com pouco mais de 10 toneladas, e Sinop, com oito toneladas.
A retirada de cabos abandonados ou instalados irregularmente libera espaço nos postes, facilita a manutenção e reduz situações de risco, como fios baixos ou soltos sobre ruas e calçadas.
Segundo o supervisor de Uso Mútuo da Energisa Mato Grosso, Ricardo Dourado, a retirada dessas 102 toneladas mostra que o trabalho contínuo tem dado resultado.
Dourado disse ainda que a população não deve tocar, puxar ou tentar retirar fios caídos, mesmo que aparentem ser de telefonia ou internet.
De acordo com ele, a orientação é manter distância e evitar que outras pessoas se aproximem, pois pode haver contato com a rede elétrica.
A identificação e a remoção dos cabos devem ser feitas pelas equipes responsáveis, seguindo os procedimentos de segurança. Tentar organizar a fiação por conta própria também oferece risco de acidente.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Yaponira Cavalcanti