Unemat participa de debate para a expansão de novo campus

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação - Sapicuá Rádio News

Nessa quarta feira dia 12, a comunidade acadêmica da Universidade do Estado de Mato Grosso participou de uma audiência na Assembleia Legislativa com o tema “Unemat – suas receitas, despesas e Plano de Expansão para criação de novos campus”.

A universidade se encontra presente em 45 dentre os 141 municípios do estado, comportando mais de 20 mil estudantes. São ao todo 190 cursos de graduação, sendo 60 de oferta contínua e o restante para atender as demandas indígenas através da Faculdade Intercultural Indígena.

“Gostaríamos de estar em todos os municípios do estado, mas são necessárias condições para isso acontecer com responsabilidade. Não podemos tirar o sonho de quem está no interior de fazer ensino público superior. A Unemat é patrimônio do povo mato-grossense”, declarou o reitor Rodrigo Zanin. Ele ainda afirma que estuda a possibilidade de ofertar formatos especiais para cursos que não têm demanda suficiente.

Segundo o deputado Thiago Silva, há uma expectativa de expansão como a consolidação do núcleo em Rondonópolis, onde oferece os cursos de Letras, Computação e Direito.

Foi apresentado ao longo da audiência a evolução dos repasses financeiros para a Unemat. A secretária adjunta do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda, Luciana Rosa alega que muitos problemas financeiros foram enfrentados, e que a disponibilidade de caixa não foi suficiente para suprir mesmo as despesas essenciais das unidades mais básicas. Isso apenas ocorreu devido ao aumento de cursos ofertados e o numero de alunos ter quase dobrado desde 2014.

 

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.