Uma extensa programação vai marcar as celebrações do Dia da Consciência Negra em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Equipe Comunicação CEBs/arquidiocese de Cuiabá

Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, vai realizar uma ampla programação.

Entre os dias 17 e 20 de novembro acontece a 5ª Edição do Festival Kwanza, em diferentes pontos da capital.

A abertura será nesta quinta-feira, com uma feira voltada ao fortalecimento do empreendedorismo local.

Durante todo o dia, quem passar pela Praça Alencastro, região central da capital, poderá apreciar riquezas da cultura africana, com artigos de vestuários, comidas típicas, entre outros.

Na sexta-feira, a partir das oito horas da manhã, haverá o tradicional ‘Café Afro’, na sede da Casa dos Conselhos, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá. Mesas redondas, apresentações musicais e de dança serão algumas das atividades programadas para esse dia.

Ainda na sexta, no período da tarde, no Centro Cultural da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, as pessoas poderão participar de um evento em celebração ao Dia da Consciência Negra, com muita música e dança, a partir de uma hora da tarde. 

Já no MISC, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, acontece o lançamento da Marcha do Orgulho Crespo. 

Para o sábado, será a vez da Rota da Ancestralidade. O ponto de partida será no Centro Histórico de Cuiabá, a partir das sete horas da manhã, e seguirão até o MISC. Esse trajeto simboliza a força das raízes culturais africanas na capital mato-grossense.

As celebrações pelo Dia da Consciência Negra terminam com a realização do Festival de Cultura Afro, a partir das quatro horas da tarde, no Beco do Candeeiro. Todas as atrações são totalmente gratuitas.