| 07 Último prazo - Cinco mil famílias deixaram de sacar o Bolsa Família em maio.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Mais de cinco mil e 200 famílias deixaram de retirar os valores repassados pelo Bolsa Família em maio deste ano e agora podem perder o benefício.
Diante disso, o TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, reforça que os beneficiários têm até quarta-feira, 27 de setembro, para efetuar os saques.
Dados da Caixa Econômica Federal, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Assistência Social, mostram ainda que cinco mil 152 saques deixaram de ser feitos em junho, cinco mil 549 em julho e outros seis mil 543 em agosto.
Estes números, segundo o presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do TCE, conselheiro Guilherme Maluf, podem resultar em uma auditoria sobre os registros do CadÚnico, Cadastro Único em Mato Grosso.
O sistema do Governo Federal identifica famílias de baixa renda e garante acesso ao Bolsa Família e a outros 30 programas e serviços.
De acordo com o conselheiro, num primeiro momento a avaliação é de que pode ser alguma falha técnica, mas não descarta a possibilidade de má-fé, ou seja, a inclusão desnecessária de pessoas no CadÚnico, que não utilizam o benefício.
As famílias têm prazos previstos pelo Programa, que dá 120 dias, ou quatro meses, para o resgate dos benefícios após o depósito.
Guilherme Maluf chama a atenção ainda para a necessidade de atualização de dados dos beneficiários no CadÚnico e lembra que recentemente emitiu nota recomendatória sobre o tema ao estado e municípios.