UFMT de Sinop vai realizar exames para identificar casos de coronavírus

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, começa a realizar testes de diagnóstico da Covid-19, a partir da primeira semana de maio.

Os testes vão atender pacientes de 15 municípios da região norte do estado.

Uma equipe técnica composta de oito professores da universidade, duas médicas veterinárias do Hospital Veterinário e uma servidora administrativa, será responsável pelos testes e diagnósticos, que serão realizados em um laboratório adaptado na unidade exclusivamente para a equipe.

A estimativa é que sejam realizados entre 15 e 30 testes diários.

O laboratório será adequado para trabalhar com amostras altamente infecciosas, que demandam alto nível de biossegurança.

A UFMT já possui parte dos equipamentos necessários para realização dos testes e também firmou uma parceria com a Usina Hidrelétrica de Sinop, o Rotary Club e o Lacen, Laboratório Central de Mato Grosso, para aquisição dos demais equipamentos e materiais de proteção necessários para a realização das testagens.

A Secretaria Estadual de Saúde ficará responsável pela coleta dos materiais clínicos de pessoas com suspeitas do coronavírus e entregar as amostras ao laboratório da universidade que realizará os testes e diagnósticos, o que vai possibilitar a identificação precoce da doença nos municípios da região que serão atendidos.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.