| 07 Turismo médico cresce até 25% ao ano, diz estudo.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O turismo de saúde ou turismo médico, que é quando a pessoa associa lazer e cuidados com a saúde, está em expansão no mundo todo. De acordo com a instituição especializada americana, esse segmento cresce, atualmente, entre 15 e 25% ao ano. Neste mercado, o Brasil tem ganhado cada vez mais espaço, graças ao investimento do setor privado no alto padrão de atendimento e compromisso com a acreditação internacional, que garante padrões elevados no atendimento e procedimentos nas unidades.
De olho neste mercado com grande potencial, hospitais e estabelecimento de saúde enxergam a possibilidade de atrair novas fontes de receitas, e estão investindo na acreditação hospitalar, que é um processo de avaliação e certificação voluntária, que visa garantir a qualidade e a segurança dos serviços de saúde, como explicou a diretora do Conselho do Grupo IBES, Alexia Costa, durante o 1º Simpósio Mato-grossense de Gestão em Saúde (Simges), promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat).
A acreditação hospitalar é um instrumento fundamental para que as unidades de saúde ampliem a qualidade, a segurança e a eficiência dos serviços prestados aos pacientes.
O 1º Simpósio Mato-grossense de Gestão em Saúde foi evento realizado pelo Sindessmat que trouxe assuntos relevantes e palestrantes renomados voltado para gestores, proprietários de estabelecimentos e profissionais da área da saúde, e abordou temas como a gestão e estratégia de custos, reforma tributária, inteligência artificial na saúde e perspectivas globais para o setor da saúde.