| Tribunal de Justiça implantará Juízo 100% Digital em unidades de 2º grau.mp3 |
Foto da manchete: TJMT
Por Angela Jordão | Rádio TJ – Cuiabá
O Poder Judiciário de Mato Grosso implantará o Juízo 100% Digital em todas as unidades do Segundo Grau de jurisdição do Estado.
A decisão traz mais celeridade na tramitação processual na Segunda Instância, e foi aprovada por unanimidade pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso na última semana.
O Juízo 100% Digital permite a participação em audiências, realização de procedimentos e acompanhamento das comunicações processuais de forma virtual, até mesmo pelo celular, de qualquer lugar onde a pessoa esteja, sem precisar que as partes, por exemplo, tenham a necessidade de se deslocar até a unidade judiciária.
Desde agosto de 2021, o modelo de tramitação processual já está disponível nas 79 comarcas em Mato Grosso e agora estará presente também nas de Segundo Grau.
As principais vantagens do Juízo 100% Digital no Segundo Grau são a prioridade na tramitação dos processos, a possibilidade de criação de Núcleos de Justiça 4.0 pelo Tribunal e a facilitação no julgamento de matérias diferenciadas e temas específicos por conta da virtualização.
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e o Departamento de Sistemas e Aplicações do Poder Judiciário informa que a alteração necessária do Processo Judicial Eletrônico, o PJe, para implantação do Juízo 100% Digital no 2° Grau de Jurisdição já se encontra desenvolvida, testada e homologada e, agora, será colocada em funcionamento.