Tribunal de Contas organiza força tarefa para tirar Barão de Melgaço da crise

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, está atuando para garantir que a administração pública trabalhe de forma integrada para reduzir as grandes desigualdades regionais registradas em Mato Grosso.

Na última semana, uma reunião, coordenada pelo conselheiro Sérgio Ricardo, com a participação do Ministério de Agricultura e Pecuária, Governo do Estado, Ministério Público Estadual e Assembleia Legislativa discutiu medidas para enfrentar a crise sanitária e financeira que atinge o município de Barão de Melgaço. 

O conselheiro alertou que a população de Barão está bebendo água poluída e todo esgoto da cidade é jogado in natura no Pantanal, por isso é preciso um plano de ação urgente e integrado.

Uma análise da qualidade da água de Barão de Melgaço, solicitada pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, revelou resultados preocupantes.

Entre as 10 instalações públicas analisadas, apenas uma tem água potável.

A água das escolas, creches e da própria sede da prefeitura não é potável e apresentou altos níveis de coliformes, o que confirma a contaminação.

Diante da grave situação enfrentada pelo município, Barão de Melgaço foi escolhido como piloto do Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento dos Municípios, uma iniciativa do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

O TCE vai colaborar com o Governo do Estado na realização de uma licitação emergencial para a construção de uma ETA, Estação de Tratamento de Água, no município, resolvendo entraves burocráticos que duram mais de sete anos. 

Com 100% da sua área no bioma do Pantanal, Barão de Melgaço é a cidade que enfrenta mais dificuldades entre os 141 municípios mato-grossenses.