| 08 Todos os municípios mato-grossenses responderam à pesquisa do BID sobre contratação de professores.mp3 |
Foto: Secom/MT
Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Todos os 141 municípios de Mato Grosso responderam a pesquisa que o BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, está realizando com objetivo de obter o Diagnóstico da Seleção e Alocação de Docentes no Brasil.
A pesquisa quer entender como as redes públicas de ensino selecionam e distribuem seus professores.
O trabalho do BID tem cooperação do Instituto Rui Barbosa, instituição civil criada no âmbito do Sistema Tribunais de Contas com objetivo de funcionar como braço acadêmico.
Os dados Brasil serão disponibilizados em um painel na internet que a instituição financeira apresentará ao final do trabalho inédito, na perspectiva de que conhecimento é base para tomada de decisões.
Em Mato Grosso, após acionamento do TCE, Tribunal de Contas do Estado, a ação foi liderada pelo conselheiro Antonio Joaquim, que preside a Comissão Permanente de Educação e Cultura, e pelo secretário de Educação de Várzea Grande, Sílvio Fidelis, que preside a Undime, União dos Dirigentes Municipais de Educação.
Os municípios de Mato Grosso responderam a pesquisa em apenas 13 dias.
Na grande maioria dos Estados, em contramão, há muita lentidão na resposta ao questionário. Apenas os Estados de Pernambuco e Goiás estão com o levantamento mais avançado, em torno de 70% de respostas.
O excelente trabalho de mobilização em Mato Grosso rendeu elogios e agradecimentos dos técnicos do BID às equipes do TCE e da Undime.