| Termina o período de Piracema nos rios de divisa em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Terminou a piracema em Mato Grosso.
O período proíbe a retirada de peixes em todos os rios de divisa do Estado.
A Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, alerta que mesmo durante a temporada de pesca, devem ser seguidas as regras de cota de pescado, medidas dos exemplares, e espécies protegidas.
Além disso, os pescadores amadores precisam ter a carteira emitida pela Sema. Sem o documento, a pesca é considerada ilegal, com a apreensão do pescado, barco, apetrechos, multa e até detenção.
A quantidade de peixes que podem ser retirados dos rios é de 125 quilos para um pescador profissional, e para a categoria amador com a carteirinha, cinco quilos.
Quando é flagrado com peixes acima dessas quantidades, a multa pode variar entre 500 reais e 10 mil reais, com acréscimo de 20 reais por quilo da pesca.
O uso de apetrechos proibidos, como a rede, configura pesca predatória. Este tipo de pesca é proibido pois retira dos rios uma grande quantidade de peixes, de todas as espécies e medidas.
As medidas mínimas dos peixes podem ser consultadas de forma fácil na carteira de pesca.
Durante todo o ano, a pesca de exemplares do dourado e piraíba é proibida.
A pesca predatória e outros crimes ambientais podem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Sema pelo telefone 0800 065 3838.