Técnicos do MAPA vão percorrer 12 municípios mato-grossenses para debater o BID Pantanal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação/Mapa

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A partir desta semana, uma equipe de técnicos da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso vai percorrer 12 municípios para identificar propostas que se enquadrem nos objetivos do programa BID Pantanal.

Com financiamento do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, o programa está sendo construído e a etapa atual é a de fazer visitas técnicas que vão subsidiar a carta-consulta que será submetida à instituição.

Segundo a chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência, Janice Barddal, as visitas são para levantamento de informações, captação e avaliação de sugestões de projetos envolvendo renda, saneamento, infraestrutura e educação, com interface na agropecuária, junto às prefeituras e à sociedade organizada.

Já o superintendente da Superintendência Federal de Agricultura, Maurício Munhoz, lembrou que a região da Baixada Cuiabana, que será atendida pelo programa, ficou para trás em termos de desenvolvimento econômico.

Munhoz explicou que a ideia é fomentar os Arranjos Produtivos Locais que já existem na região, a exemplo de banana, mandioca, peixe, gado leiteiro e de corte.

O superintendente destacou que os projetos terão começo, meio e fim, visando agro industrializar a produção, numa linguagem de agricultura de baixo carbono, e fomentar o máximo possível a ideia de agroecologia.

Nos 12 municípios mato-grossenses que deverão ser beneficiados, o programa deverá investir cerca de um bilhão de reais.  

A previsão de início dos projetos é 2024.

Pelo cronograma de visitas, até o fim deste mês as equipes técnicas vão passar pelos municípios de Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Rosário do Oeste, Barão de Melgaço e
Santo Antônio de Leverger.

Ao longo do mês de setembro, pelo menos outros seis municípios serão visitados pela equipe técnica da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso.