01 TCE MT revela que 60% dos servidores estaduais têm contratos de empréstimo consignados ativos.mp3 |
Foto da manchete: Tony Ribeiro/TCE-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O TCE, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, revelou que cerca de 62 mil servidores públicos estaduais têm contratos de empréstimos com algumas das empresas que realizam empréstimos consignados.
Destes, mais de 20 mil comprometem acima de 35% da renda, e sete mil e 800 ultrapassam o limite de 70%.
O montante corresponde a cerca de 60% do número total de servidores, entre aposentados e pensionistas.
Os dados foram divulgados durante mais uma Mesa Técnica do Órgão, realizada na última semana, diante de representantes das empresas consignatárias, sindicalistas e representantes da Assembleia Legislativa.
O presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, explicou que embora o Tribunal tenha o número total de investimentos ativos, o órgão ainda não contabilizou a média total das dívidas dos servidores diante das empresas.
No entanto, ressaltou que o tribunal criará uma plataforma digital para que sejam inseridos todos os contratos e assim obtenham os dados definitivamente.
A estimativa é que até dia 30 de junho, os contratos incluam o órgão e passem a ser minuciosamente analisados.
Ainda na reunião, Sérgio Ricardo explicou que das mais de 20 empresas credenciadas para o empréstimo aos servidores estaduais, apenas seis atenderam o convite do TCE para participar das discussões na mesa técnica.
Na ocasião, o conselheiro-presidente fez um alerta ao governo do estado e pediu a suspensão dos repasses e dos descontos na folha de pagamentos para as outras 19 empresas que não compareceram à reunião.