TCE/MT promove seminário para debater políticas de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ilustrativa TCEMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

Com o objetivo de reforçar as estratégias de combate à violência contra o público infantojuvenil, o TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, realiza, no dia 22 de outubro, o “Seminário de Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes”.

O evento, promovido pela Comissão Permanente de Segurança Pública, será realizado no auditório da Escola Superior de Contas.

A programação conta com especialistas e representantes de diferentes instituições que vão debater desafios e soluções em áreas como proteção social, saúde, educação, segurança pública e justiça.

A palestra magna de abertura será ministrada pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas de Rondônia, Bruno Botelho Piana, que vai abordar o panorama nacional da violência contra crianças e adolescentes nos últimos cinco anos, além da atuação dos tribunais de contas no tema.

Segundo o presidente da Comissão, conselheiro Waldir Teis, o seminário busca ampliar a compreensão sobre o problema e estimular o engajamento dos gestores públicos na adoção de políticas eficazes.

Teis explicou que com este seminário, queremos unir esforços e fortalecer a rede de proteção, a partir de diagnósticos consistentes e do diálogo com especialistas que vivenciam esse desafio no dia a dia”, afirmou.

Para o presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, a iniciativa reforça o compromisso do Tribunal com a proteção da infância e da adolescência, por meio do controle e do incentivo a políticas públicas mais eficientes.

O conselheiro-presidente reforçou que a violência contra crianças e adolescentes precisa ser enfrentada com políticas estruturadas, intersetoriais e monitoradas.

De acordo com ele, o TCE Mato Grosso tem atuado para garantir que os recursos públicos destinados à proteção desse público sejam aplicados de forma correta e produzam resultados concretos na vida das pessoas.