TCE vai doar 500 computadores para escolas municipais com Ideb abaixo da média

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Em busca do fortalecimento dos mecanismos de controle social, o TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, lançou um projeto para doação de cerca de 500 computadores para escolas municipais de ensino fundamental com Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, menor do que cinco.

 

A entrega dos equipamentos será feita em duas etapas e a contrapartida será a melhora dos índices por parte das unidades de ensino.

 

Os computadores do TCE estão sendo substituídos por novas máquinas, adquiridas por meio do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Tribunal de Contas, como parte do Programa de Modernização de Tecnologia de Informação da Corte de Contas.

 

Segundo o presidente do TCE, conselheiro Guilherme Maluf, os equipamentos estarão, simbolicamente, retornando aos municípios.

 

"Estamos devolvendo essas máquinas para o jurisdicionado, para as escolas municipais, nas quais vamos montar pequenos laboratórios", explicou o conselheiro.

 

Segundo Maluf, antes de serem doados para as escolas, os computadores vão passar por um processo de formatação, manutenção e usabilidade.

 

Para a escolha das unidades de ensino que serão contempladas com os equipamentos, o Tribunal de Contas realizou um amplo levantamento, que envolveu os números do Ideb e o índice do IDH-E dos municípios, dados das secretariais e conselhos municipais de Educação e informações referentes à internet, computadores e forma de utilização nas escolas.

 

"Espera-se que o computador chegue às escolas para abrir mentes, ampliar horizontes e se integre à proposta pedagógica escolar, favorecendo a construção de novos saberes e novos conhecimentos", destacou a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE, Cassyra Vuolo, responsável pelo levantamento.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.