TCE repassa 500 mil reais ao Senai Mato Grosso para garantir a reforma de respiradores mecânicos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antônio - Voz: Vinícius Antônio 

O Tribunal de Contas do Estado e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai Mato Grosso, firmaram uma parceria, nessa terça-feira, para garantir a manutenção de 87 respiradores mecânicos sem condições de uso na rede pública hospitalar de Cuiabá e Várzea Grande.

O objetivo do acordo técnico-financeiro-emergencial é recuperar os equipamentos para utilização no tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus.

Assinado pelos presidentes do TCE, conselheiro Guilherme Maluf, e do Sistema Fiemt, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira, e pela diretora regional do Senai, Léia Rocha, o termo prevê um repasse de recursos por parte da Corte de Contas no valor de 500 mil reais.

“No relatório técnico elaborado pelo grupo de trabalho formado pelo TCE para apoio às ações de combate à COVID-19 foi apontado, dentre outros dados, a existência de 87 respiradores mecânicos indisponíveis para uso na rede pública hospitalar da Capital do Estado e Várzea Grande. Então, firmamos essa parceria para recuperar esses equipamentos, sendo que o valor destinado ao Senai será proveniente do orçamento do Tribunal de Contas”, explicou Maluf.

Na oportunidade, Gustavo de Oliveira ressaltou que a manutenção dos respiradores teria um custo médio de 15 mil reais cada um aos cofres públicos, se realizada em estabelecimentos privados convencionais.

Com a mão de obra e suporte técnico do Senai somados a recursos financeiros de instituições como o TCE, o Estado pode economizar mais de um milhão de reais na manutenção de 100 respiradores.

"A economia é muito maior quando o valor da manutenção é comparado ao custo de um equipamento novo, que pode passar dos 100 mil reais", destacou o presidente da Fiemt.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.