TCE define estratégias para combater as desigualdades regionais e o fortalecimento dos municípios

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio  Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O TCE, Tribunal de Contas de Mato Grosso, definiu estratégias para combater as desigualdades regionais e garantir o equilíbrio econômico das 141 prefeituras do estado.

Em reunião ampliada do Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Municípios, nesta quarta-feira, as comissões permanentes do órgão receberam diretrizes para a elaboração dos seis projetos temáticos que vão servir de base para o trabalho.

O conselheiro Valter Albano explicou que têm municípios que avançaram muito na organização fiscal, mas, por outro lado, tem mais de 50 deles perdendo população, recursos e empregos.

Presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento do TCE, e responsável pela coordenação do Programa, Albano destacou o papel do Tribunal de Contas como agente do desenvolvimento estadual.

O conselheiro disse ainda que a adesão por parte dos municípios será voluntária e acontecerá de forma gradual, priorizando aqueles que mais necessitam de conhecimento para exercer sua capacidade tributária.

Segundo Valter Albano, serão priorizados aqueles que apresentam mais carência.  Ele alertou que alguns municípios estão na eminência de desaparecer, o que, para o estado, é muito ruim”, enfatizou o conselheiro.