SUSTENTABILIDADE E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL. Projeto Fazenda Pantaneira Sustentável cresce e atrai mais produtores

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ascom Famato

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Famato, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, recebeu, na última semana, um grupo de produtores rurais pantaneiros interessados em integrar o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável.

A iniciativa, desenvolvida pelo Sistema Famato e pela Embrapa Pantanal e executada pelo Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, tem se consolidado como um case de sucesso, servindo de inspiração para pecuaristas da região.

O projeto Fazenda Pantaneira Sustentável, fruto de duas décadas de pesquisa, tem como objetivo facilitar o caminho para a certificação de sustentabilidade das propriedades pantaneiras.

Por meio de diagnósticos detalhados, os produtores recebem suporte para uma gestão mais eficiente, alinhando a produção pecuária à conservação ambiental.

A relevância do projeto foi destacada internacionalmente na 16ª Conferência das Partes sobre Biodiversidade, a COP 16, realizada entre outubro e novembro de 2024, em Cali, na Colômbia.

Segundo o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Mato Grosso, Eduardo Baroni, a expansão do projeto está em ritmo acelerado.

Ele explicou aos produtores que atualmente são 45 novas propriedades atendidas pelo projeto, e nos próximos dias, dois técnicos começam atendimento em mais 15 fazendas.

Para o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, o crescimento do projeto superou as expectativas.

Segundo ele, inicialmente, a previsão era uma expansão para 70 novas propriedades, mas, diante da grande procura, Vinha acredita que, até o fim do ano, deve chegar a 100 propriedades atendidas.

Com essa expansão, estima-se que o projeto atinja uma área de 500 a 700 mil hectares, beneficiando um rebanho de aproximadamente 250 a 350 mil cabeças de gado.