Suspensão da compra de carne pela China faz valor da arroba do boi desabar

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O deputado federal Neri Geller, do PP de Mato Grosso, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária, afirmou que o prejuízo causado pelos dois casos isolados do ‘mal da vaca louca’ registrados no começo de setembro em Minas Gerais e Mato Grosso são “incalculáveis”.

Segundo ele, o preço da arroba do boi já caiu de 340 reais para 260 por causa do embargo comercial com a China.

“A China suspendeu a compra da carne bovina em função do caso da vaca louca. Foi comprovado em menos de dez dias de que era um caso atípico, portanto resolveu-se a questão técnica e, mesmo assim, o mercado chinês está fechado até hoje”, lamentou Neri.

O parlamentar afirmou que foi procurado, inclusive, pelo Imac, Instituto Mato-grossense da Carne, para discutir quais providências tomar para resolver a questão, e por isso, Geller pediu uma reunião na embaixada da China para tentar resolver o problema.

 “O preço da arroba, que estava trezentos e quarenta, veio para duzentos e sessenta reais. Então ele afeta toda a economia de Mato Grosso”, lamentou o deputado.

Apesar da queda de quase 25% no preço da arroba do boi, os consumidores continuam pagando caro pela carne bovina nos açougues e supermercados.

 Recentemente, o Ministério da Agricultura decidiu permitir que os frigoríficos armazenassem carne em contêineres refrigerados.

O prejuízo para Mato Grosso, por causa da suspensão das vendas de carne bovina para China era, no final de outubro, de quatro milhões e 400 mil dólares por dia útil.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.